VISÍVEIS

Visíveis  |  Início em 2018

 

 Os integrantes remanescentes do projeto 14 Bis (concluído no primeiro semestre de 2017), juntamente com mais alguns membros do Time Enactus Unicamp, compõem a equipe que, desde então, realizou pesquisas, visitas em comunidades e avaliou possibilidades de atuação para iniciar em 2018 um Novo Projeto.

 

O Visíveis é o mais novo dos três projetos da Enactus Unicamp Campinas e atua no abrigo Santa Clara, acolhendo mulheres em situação de rua e de vulnerabilidade. O objetivo do projeto é a reinserção dessas mulheres na sociedade de forma estruturada, permitindo que elas se tornem mais autônomas e empoderadas. Isso é feito por meio do desenvolvimento de uma cultura empreendedora no abrigo junto às mulheres, de modo a promovermos capacitações, dinâmicas de empoderamento, e  produção e venda de mercadorias cujo lucro será voltado à manutenção e potencialização da ação do abrigo. Considerando a rotatividade de mulheres acolhidas, o objetivo é elaborar um módulo com duração semelhante ao tempo que as mulheres ficam no abrigo, formando uma rede de empoderamento e informação, tendo como foco o protagonismo e a visibilidade delas. No momento, o projeto está em fase de implementação, ou seja, estamos estruturando o sistema de vendas e desenvolvendo o calendário de visitas ao abrigo.

​Não deixe de seguir o Visíveis no Instagram em @projetovisiveis!

Visíveis - Projeto - 5.jpeg

O Abrigo Santa Clara é a comunidade na qual atuamos. A unidade recebe mulheres em situação de rua ou que apresentem algum tipo de vulnerabilidade social, tendo por objetivo oferecer proteção integral para que possam se reorganizar, fortalecer a autonomia e a auto-estima, construir estratégias de autonomia e sustentabilidade financeira, potencializar seu acesso às instituições públicas e privadas, resgatar vínculos familiares e sociais.

 

Visíveis - Projeto - Logo.png
Visíveis - Projeto - 6

Visíveis - Projeto - 6

Visíveis - Projeto - 4

Visíveis - Projeto - 4

Visíveis - Projeto - 1

Visíveis - Projeto - 1

Visíveis - Projeto - 2

Visíveis - Projeto - 2

Visíveis - Projeto - 3

Visíveis - Projeto - 3