Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

CEP: 13083-970 | Campinas - SP | Barão Geraldo

Curta as nossas páginas no Facebook e acompanhe o progresso de nossos projetos

       Enactus Unicamp - Campinas           © 2018

PURECO

Pureco  |  Serviços de Limpeza | CLIQUE PARA ACESSAR O SITE DO PROJETO

Simples, rápido e eficiente

 

O Pureco atua na formação de um grupo de faxineiras autônomas, conectando - através do aplicativo Pureco Limpeza - mulheres que oferecem serviços de limpeza doméstica às demandas da região de Barão Geraldo. Por meio de atividades de empoderamento e capacitações, busca impactá-las de modo que possam recuperar sua autoestima e melhorar suas condições de vida. Todo o retorno financeiro obtido com as faxinas é recebido diretamente pela profissional.

Consideramos essencial torná-las donas do seu próprio negócio, utilizando a praticidade e os benefícios desta plataforma virtual para divulgação e comunicação.

Clique para acompanhar o projeto

nas redes sociais

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

O Pureco é um dos primeiros projetos de nosso time. Sua ideia foi inspirada em um outro projeto já existente nos Estados Unidos (Cooperativa dos Housecleaners Vida Verde) visando empoderar mulheres e possibilitar que trabalhem com uma linha de produtos ecologicamente sustentáveis para a limpeza de casas. Inicialmente, esta iniciativa recebeu o nome de Limpeza Verde, porém logo o projeto foi batizado como Pureco: palavra que significa “limpeza” na língua internacional Esperanto.

 

Começamos a atuar na região da Vila Esperança, localizada a apenas 10 km da Unicamp. O cenário encontrado naquela comunidade foi o de mulheres que possuíam dependência financeira de seus maridos, as quais também apresentavam dificuldades para gestão de um próprio negócio, apesar de, ao mesmo tempo, possuírem experiência e bom desempenho em serviços de limpeza.

A princípio, o foco de nossa atuação com o Pureco era somente desenvolver produtos de limpeza ecologicamente sustentáveis e vendê-los. Porém, notamos que para o crescimento na comunidade seria melhor readequarmos nossa visão e oferecermos mais do que capacitações para a produção deste tipo de artigo de limpeza. Após diversas reuniões com toda a equipe do projeto, optamos por um novo rumo: o desenvolvimento de um aplicativo de celular para que as mulheres atendessem, primeiramente, à demanda de serviços de limpeza dos moradores da região de Barão Geraldo, beneficiando-se da praticidade desta plataforma virtual para a divulgação do serviço e comunicação de ambas as partes.

Realizou-se, portanto, uma pesquisa de mercado juntamente com a Estat Jr. (Empresa Júnior do curso de Estatística da Unicamp) para averiguar a viabilidade de implementar o aplicativo de celular. Após resultados positivos, estamos atualmente preparando este grupo de mulheres para atuarem como trabalhadoras autônomas na realização dos serviços de limpeza, colaborando para que alcancem seus objetivos. Lembramos que elas são as verdadeiras donas do aplicativo Pureco e, consequentemente, o projeto é moldado segundo seus ideais, inspirado em suas necessidades e será, futuramente, gerido por elas.

O Pureco, no entanto, vai além da criação da plataforma digital: também realizamos uma série de treinamentos com este grupo de mulheres, abordando temas que vão desde a utilização do aplicativo até o planejamento financeiro individual. Rodas de conversa sobre as faxinas, a estrutura jurídica do projeto, a segurança pessoal ou o modo de agir em situações de assédio, entre outros assuntos considerados essenciais, serão promovidas para que sintam-se, de fato, empoderadas donas de seu próprio negócio.