MADREPÉROLA

 

  O Projeto Madrepérola teve seu início em 2015 e os membros do time Enactus Unicamp Campinas tinham um propósito: “Criação de um sutiã para mulheres que passaram pelo câncer de mama, e tiveram que retirar a(s) mama(s) por conta da doença”.

Para o desenvolvimento dessa peça houve a busca por estilistas para realizar o design do sutiã, a prospecção de mulheres para compor a comunidade que iria produzi-lo, o contato com ONGs, o CAISM e participação em eventos que envolvem essa temática.

  Para a produção do sutiã em maior escala, entramos em contato com o CECOMPI, onde cursos de corte e costura já eram ministrados para mulheres da comunidade. Iniciou-se, então, o desenvolvimento de peças de artesanato diversas, de forma a aprimorar as habilidades de costura das mulheres e fornecer uma complementação de suas rendas.

  Porém, com a evolução do projeto, o mesmo foi dividido em frentes, sendo uma delas a frente da comunidade, tendo como objetivo o empoderamento das mulheres da comunidade através da costura de artesanatos, visando a independência econômica das mulheres envolvidas e o desenvolvimento de um empreendimento próprio feito por elas e para elas.

Uma segunda frente ficou responsável pelo desenvolvimento de um sutiã para mulheres mastectomizadas que atenda às necessidades pós-cirúrgicas em relação ao conforto, sendo também esteticamente bonito e economicamente acessível para a população de baixa-média renda. Por fim, uma terceira frente ficou responsável pelo marketing e vendas do ateliê.

O Ateliê Delas foi formado efetivamente em 2018. Após o primeiro contato da Enactus com o Cecompi, mudanças aconteceram até a consolidação do grupo. Desta maneira, formou-se um grupo de costura de mulheres que tinham interesse e tempo para se dedicar ao projeto, formando o Ateliê de Costura Delas, constituído, no momento de sua criação, por Zora, Edina e Maria da Paz.

O Ateliê Delas não é um grupo como os outros grupos de costura, alguns objetivos diferenciam estas mulheres e por isso elas querem estar nesse grupo. Vamos começar falando sobre o diferencial do Ateliê dizendo o que ele não é. O ateliê delas não é um grupo para aprender a costurar, o ateliê não é um grupo para passatempo ou recreação, o ateliê também não é um grupo de costuras e produções individuais. Essas coisas acontecem, mas não são o foco e a motivação.

Ao longo dos anos, o desenvolvimento do sutiã progredia com o apoio dos parceiros do projeto. As estilistas Juliana e Natália desenharam modelos de sutiã e auxiliaram o time na busca dos melhores tecidos e a melhor maneira de realizar a costura para trazer maior conforto às mulheres mastectomizadas.

No momento atual, o projeto está em um momento de validação do sutiã, por meio de uma pesquisa que será realizada no CAISM (Hospital da Mulher da Unicamp) O processo de costura está sob supervisão do professor Cássio, que é médico no Hospital da Mulher da Unicamp. Ele também acompanha o andamento do projeto juntamente com a Marcella que estuda Medicina e é parceira de negócios.

 

      Siga o Ateliê de Costura Delas no Instagram em @adeliedecosturadelas!

Madrepérola - Atelie - Delas - 9

Madrepérola - Atelie - Delas - 9

Madrepérola - Atelie - Delas - 2

Madrepérola - Atelie - Delas - 2

Madrepérola - Atelie - Delas - 8

Madrepérola - Atelie - Delas - 8

Madrepérola - Atelie - Delas - 7

Madrepérola - Atelie - Delas - 7

Madrepérola - Atelie - Delas - 1

Madrepérola - Atelie - Delas - 1

Madrepérola - Atelie - Delas - 4

Madrepérola - Atelie - Delas - 4

Madrepérola - Atelie - Delas - 3

Madrepérola - Atelie - Delas - 3

Madrepérola - Atelie - Delas - 6

Madrepérola - Atelie - Delas - 6

Madrepérola - Atelie - Delas - 5

Madrepérola - Atelie - Delas - 5