Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

CEP: 13083-970 | Campinas - SP | Barão Geraldo

Curta as nossas páginas no Facebook e acompanhe o progresso de nossos projetos

       Enactus Unicamp - Campinas           © 2018

MADREPÉROLA

Madrepérola  |  Cooperativa de costura

O Madrepérola trabalha o empoderamento feminino em duas vertentes: capacitação de um grupo de mulheres em costura e empreendedorismo e desenvolvimento de um sutiã mais confortável, bonito e acessível para mulheres que passaram pela mastectomia devido ao câncer de mama, buscando, assim, valorizá-las. Com a inclusão deste produto no portfólio das costureiras - que já disponibilizam para venda diversos produtos no Ateliê de costura Delas - conseguiremos contribuir com a recuperação da autoestima das mulheres mastectomizadas.

Acreditamos que, capacitando-as para criar e administrar seu próprio negócio, proporcionamos oportunidades para que melhorem suas condições de vida e impactem positivamente a comunidade.

Clique para acompanhar o projeto

nas redes sociais

  • Facebook ícone social
  • Facebook ícone social

O Madrepérola surgiu com o objetivo de empoderar mulheres que, devido ao câncer de mama, passaram pela mastectomia, isto é, pela retirada da mama. Para tanto, desejamos desenvolver e confeccionar um modelo de sutiã funcional, confortável e também bonito que atenda às necessidades das mulheres mastectomizadas.

 

Notando que os sutiãs atualmente oferecidos no mercado são caros, desconfortáveis e não valorizaram a autoestima da mulher após a cirurgia, enxergamos nesse desfalque uma possibilidade de atuação. Iniciamos, então, as pesquisas sobre formas de tornar esse produto mais acessível e esteticamente atrativo, além de confortável e funcional, atendendo ao objetivo proposto inicialmente. Neste processo contamos com o apoio do professor conselheiro Dr. Cassio Cardoso Filho, docente junto à Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, preceptor do programa de Residência Médica em Mastologia e vice-diretor clínico do Hospital da Mulher (Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher - CAISM) da Unicamp. Com experiência na área de mastologia e ginecologia oncológica, atuando principalmente no tratamento do câncer de mama, sua contribuição tem sido muito importante para orientar os trabalhos da equipe do projeto. Além disso, mulheres que já vivenciaram o câncer de mama também foram consultadas, enriquecendo ainda mais as pesquisas ao adicionarem seus depoimentos e histórias de batalhas reais contra a doença. 

 

Com um design pronto, desenvolvido com a colaboração de estudantes de moda, ainda seria preciso produzir o sutiãAssim começou o contato com a comunidade do Parque Itajaí. As mulheres da região precisavam complementar sua renda e possuíam experiência e interesse pela costura, o que nos levou a identificar um potencial. Assim, buscamos capacitá-las para produzir, primeiramente, itens mais simples (e que fossem do interesse de todas), visando, em um futuro próximo, possuirmos conhecimento e recursos necessários para confeccionarmos o sutiã especial. 

Com a colaboração de estilistas e com as experiências e habilidades adquiridas, as mulheres do projeto Madrepérola já produzem algumas peças de artesanato para venda. Ademais, a consolidação de uma importante parceria com a empresa VEZO - Instituto de Moda, permitiu que realizassem gratuitamente um curso básico de costura com duração de 4 meses. Para conseguirmos os materiais necessários, também contamos com doações da Loja Pavani, Casa das Máquinas e Textura - Tecidos Nacionais e Importados. Agora, estão prontas para iniciar cursos mais avançados, adquirindo conhecimento para confeccionar outros modelos de peças que possuam interesse. E claro: as pesquisas e testes do sutiã continuam, para que este possa ser incorporado ao portfólio das costureiras.

Atualmente, nosso foco é possibilitar que as mulheres da comunidade do Parque Itajaí possam ser empoderadas por meio da independência financeira, adquirida pela estruturação de um negócio em costura. Mais do que isso, nossa contribuição também ocorre por meio de rodas de conversa que abordam assuntos como saúde da mulher, beleza, autoestima e prevenção do câncer de mama. Neste sentido, o Madrepérola também realiza ações no Outubro Rosa, estando presente, inclusive, em uma ação no Parque D.Pedro Shopping.

 

Parceiro: