EmSoloArado

101-1017862_proplay-white-plant-icon-png-transparent-png-removebg-preview.png
Logo_ESA_colorido.png

EmSoloArado |  Início em Setembro de 2021

 

O EmSoloArado (SOL) tem foco ambiental e visa impulsionar as vendas dos agricultores da Horta Santa Genebra (16 hortas), fomentar o empreendedorismo no local e direcionar os fundos obtidos para a revitalização do espaço, tornando-o mais atrativo para visitantes locais de Campinas e para turistas. Esse é o grande objetivo do projeto, definido após conversas com o Paulo, que é o presidente da associação. Além disso, sabemos que a horta não é a principal fonte de renda de muitos dos agricultores, então visamos também impulsionar os negócios de cada um para que a agricultura seja uma fonte mais estável de renda para eles.

  • Instagram

Nossa História:

Atualmente, os objetivos a curto prazo do projeto estão relacionados à definição de um produto inovador, condizente com o contexto do projeto, que gerará a renda necessária para a revitalização do espaço da horta e para a manutenção do projeto. A associação de agricultores do Jardim Santa Genebra tem 40 hortas, 16 das quais fazem parte do projeto.

A principal característica de um projeto Enactus é o impacto positivo na vida de dezenas de pessoas por meio do empreendedorismo e da mudança. Enquanto agentes de transformação, acreditamos que os pilares ambiental, social e econômico devem trabalhar em conjunto em prol de um bem maior, criando assim projetos que sejam sustentáveis. Projetos da rede Enactus estão intimamente ligados aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU (ODS’s). Para o novo projeto, visamos trabalhar com as ODS’s 2, 8, 11 e 12: Fome Zero e Agricultura Sustentável, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsáveis.

O projeto fez parte da mentoria Ambev, o VOA 2.0, onde foram feitas diversas reuniões com eles para nos ajudar a ter um panorama geral de onde o projeto estava e onde a gente quer que ele chegue. O SOL também participou da mentoria da Mastercard, a qual discutimos o andamento do projeto, o foco da comunidade, as suas maiores dificuldades e fizemos a mensuração de plantio, objetivos e foco de cada um. Além disso, o projeto é auxiliado por profissionais dentro e fora da Unicamp. Atualmente temos dois professores conselheiros: a Emília e o Douglas, sendo que este último nos auxilia bem de perto, bem como duas BABs (profissionais externas que apoiam o time como um todo): a Tati (psicóloga, nos ampara em questões de abordagem e contato com a comunidade) e a Kia (CEO da WeMe, nos auxilia em questões empreendedoras e de marketing).

Membros da Comunidade

Membros da Comunidade

Horta 19

Horta 19

WhatsApp Image 2021-12-01 at 3.51.01 PM

WhatsApp Image 2021-12-01 at 3.51.01 PM

WhatsApp Image 2022-01-29 at 09.14.05

WhatsApp Image 2022-01-29 at 09.14.05

Caminho atrás das hortas

Caminho atrás das hortas

Roda de Conversa

Roda de Conversa

9.png