Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

CEP: 13083-970 | Campinas - SP | Barão Geraldo

Curta as nossas páginas no Facebook e acompanhe o progresso de nossos projetos

       Enactus Unicamp - Campinas           © 2018

14 BIS

14 Bis  |  Cooperativa de catadores  |  Concluído em 2017

 

No Brasil, nós ainda enfrentamos um grave problema quanto ao descarte inadequado de resíduos. Nesse cenário, as cooperativas de reciclagem ganham um papel ainda mais importante, que inclui desde a contribuição para reduzir os danos ambientais consequentes deste descarte até a geração de renda para os seus trabalhadores. Entretanto, é comum encontrar essas cooperativas em situações precárias.

 

Nesse contexto nasceu o 14 Bis, com o objetivo empoderar cooperativas de reciclagem

Em 201514 Bis - que se encontra atualmente concluído - surgiu do antigo Projeto Recicle, o qual ainda existe e é mantido pelo funcionário José Maria Silva, da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. O objetivo inicial foi alcançado em duas frentes de ação: a conscientização da população sobre o tema de sustentabilidade ambiental e a fabricação de produtos a partir de copos plásticos que eram prensados na cooperativa Santos Dumont, localizada em Campinas.

 

Infelizmente, a cooperativa Santos Dumont foi fechada pela não renovação da parceria com prefeitura. Assim, desvinculado do Projeto Recicle, nasceu então o 14 Bis, que recebeu este nome para homenagear o local do último trabalho. Seguimos nosso missão em uma nova cooperativa, a Santo Expedito, visando empoderar a vida dos cooperados por meio de ações que proporcionassem melhora nas questões sociais, administrativas e estruturais.

Para tanto, atuamos na conscientização dos cooperados sobre o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) visando ter o melhor desempenho na segurança do trabalho do local. Também realizamos conversas "DQS" (Diálogo Quinzenal Sobre Segurança) para relembrar e ensinar a importância do uso dos equipamentos de proteção durante a triagem dos recicláveis.

 

Um dos grandes momentos para o projeto foi aplicação da atividade “Árvore dos Sonhos”, na qual todos os membros da equipe puderam ouvir dos cooperados quais eram seus sonhos, expressos através de um exercício reflexivo que também expunha os desafios para alcançá-los. Deste modo, trabalhamos em conjunto para transformar estes desafios em motivos para conseguirmos alcançar os objetivos levantados e melhorar a qualidade de vida dos cooperados.

Já na frente de conscientização, estabelecemos o contato com a escola estadual próxima à cooperativa e aplicamos diversas atividades lúdicas com o grupo de estudantes, como uma gincana e uma peça de teatro destinadas à explicar o modo correto de descarte dos materiais recicláveis que mais utilizavam.  Por fim, disponibilizamos cartilhas de atividades para que os professores pudessem dar continuidade, em suas aulas, às atividades propostas sobre reciclagem e sustentabilidade ambiental. Desta forma, foi possível implantarmos a cultura de separação do lixo orgânico e reciclável na unidade de ensino e, durante esse processo, foi estabelecido um acordo entre a cooperativa e a escola para que os materiais considerados de alta qualidade (como papel branco e plástico), antes descartados inadequadamente pela escola, agora possam ser semanalmente recolhidos e triados pela cooperativa.

 

O projeto foi concluído em 2017, atingindo os principais objetivos estabelecidos.